O Protejo de Proteção de Jovens em Território Vulnerável (Protejo), busca resgatar a esperança na juventude e possibilitar participação digna na vida cultural, esportiva, social e profissional, criando vínculos com a comunidade. Trata-se de uma iniciativa do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) que foi implementado na área do Grande Bom Jardim, em Fortaleza (CE), coordenado pela Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza em parceria com o Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará (Iepro-Uece).

O objetivo do projeto é reduzir a violência no Grande Bom Jardim, área escolhida para ser o Território de Paz de Fortaleza. Esses territórios são definidos pelo Pronasci, nas regiões metropolitanas, por apresentarem elevados índices de homicídio. No Território de Paz serão executadas ações integradas e simultâneas de enfrentamento e prevenção à violência.

Cerca de 210 jovens devem participar das atividades propostas. o projeto é destinado a jovens com idade entre 15 e 24 anos que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, em conflito com a lei e ou cumprindo medidas sócio-educativas. As atividades variam nas áreas culturais, esportivas e educacionais, trabalhando temas como cidadania, juventude, sustentabilidade e políticas de segurança preventiva, por exemplo. O curso dura cerca de oito meses e os participantes recebem bolsa auxílio no valor de R$ 100 mensais no período de um ano.

Núcleo de Pesquisas da Universidade Estadual do Ceará - UECE


Campus do Itapery - Bloco de Estudos Sociais Aplicados - CESA / Av. Silas Munguba, 1.700 - 60.714-903 - Fortaleza - CE - Brasil
Fone: (85) 3101.9880 / E-mail: politicaspublicas@uece.br